"CRIAR É DAR FORMA AO PRÓPRIO DESTINO" - ALBERT CAMUS

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Tapetes Orientais


Sou super suspeita para falar, pois adoro tapetes, mas ele dá um aconchego indescritível em qualquer ambiente, sem contar o requinte, além de ser super gostoso andar descalço em casa e poder pisar num tapete.

Vamos falar um pouco dos tapetes orientais hoje, apenas algumas curiosidades:

De um modo geral, os tapetes mais finos vêm das províncias persas e turcas, e os que chegam da Ásia Menor e do Cáucaso são trabalhos mais rudes. 

Os tapetes orientem não perdem valor, quanto mais antigo mais valor agrega.
Os tapetes realmente valiosos são negociados por colecionadores europeus.

Um dado importante para informar ao o cliente é a possibilidade de troca de um tapete oriental por outro. O tapete oriental com certificado é trocado, quando necessário, pelo mesmo comerciante que o cliente negociou. Sem perder valor, troca-se por outro de tamanho diferente, tipo diferente, sempre que o cliente alterar a decoração ou mudar de casa, mantendo assim a harmonização com o novo ambiente.

O tapete oriental só deve lavado por profissional habilitado, nunca em lavanderias. Normalmente o comerciante de tapetes indica alguém de confiança.

Não se deve bater o tapete oriental pendurado, a limpeza é simples com aspirador. O inimigo número um dos tapetes é a traça de roupa. Mantê-lo arejado e limpo.

Os maiores produtores de tapetes orientais atualmente são: China, Índia, Paquistão, Irã e Turquia.

Há mais de 30 tipos de tapetes orientais, vejamos apenas alguns tipos :


ABADEH:
São fáceis de ser reconhecidos, geralmente possuem um medalhão central, com 4 desenhos geométricos ou flores ou pássaros nas laterias.

ZIEGLER
Flores repetidas, com ou sem medalhão e sempre em cores pastéis.
Com lãs tingidas os tapetes zieglers produzidos no Paquistão, proporcionam a aparência de um tapete  tecido ha um século atrás. Os beirais são ricamente ornamentados com palmas estilizadas em toda sua volta destacando-se por suas cores um pouco mais fortes como o terra cota, o tijolo, pinhão,   marrom e as vezes apresentam detalhes em azul e  verde em seu preenchimento, e aqui no Brasil o tapete ziegler é muito procurado devido a seus padrões, características e desenhos claros, que combinam com ambientes refinados.



NAIM:
Os Nain são tapetes muito sofisticados.






São tecidos em lã sobre algodão, com o contorno do desenho em seda, para dar um efeito de luminosidade.


Tradicionalmente o Naim produz duas cores básicas que são o marfim e o azul, podendo apresentar em algumas peças mais raras o vermelho e o verde.
Estas cores não foram colocadas por mero acaso segundo estudos feitos em universidades iranianas o marfim representa a areia do deseto e o azul a cor do céu. Já as flores do nain significam as estrelas, cada uma tem um tamanho para represnetar a magnitude aparente das estrelas.
E a seda encontrada nas flores simbolizam o brilho encontrado nelas.
Em muitos nains existem contraste entre o claro e o escuro, é um espaço que representa a luta da luz e as trevas, na origem do universo.

É isso pessoal.
Aguardem cenas dos próximos capítulos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário